sábado, 13 de novembro de 2010

Seqüência didática


Atividade 2.6 – Planejando uma atividade com hipertexto ou internet
Seqüência didática
Rosilda da Silva e Débora Pereira
Nível de Ensino:
Médio (3 º ano)
Componente Curricular:
Língua Portuguesa
Tema:
Leitura da obra indicada para o vestibular da UEPB 2011: “As velhas”, de Lourdes Ramalho.
Objetivos:
1. Despertar o hábito da leitura literária;
2. Conhecer a escritora Lourdes Ramalho e características de sua obra.
Tempo:
6 horas/aula
Atividade prévia:
- Aquisição da obra: “As velhas”, de Lourdes Ramalho (Editora Bagagem).
- Exibição no mural (parede da sala) do texto “As velhas, de Lourdes Ramalho” (encontrado em
http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/resumos_comentarios/a/as_velhas
Estratégias e recursos da aula
AULA 1
- Conversa inicial: justificativa da escolha da obra (vestibular) e da necessidade, não utilitária, de ler textos literários, inclusive os de autores regionais; exposição das atividades a serem desenvolvidas.
- Acesso ao vídeo com uma entrevista de Lourdes Ramalho em http://www.youtube.com/watch?v=m8OiNKNGu38
- Após o vídeo, conversar com os alunos a respeito do que viram.
AULA 2
- Distribuição de cópias dos textos:
1. “As velhas”, de Lourdes Ramalho (resumo comentado) em http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/resumos_comentarios/a/as_velhas
2. “A ‘indústria da seca’ no Nordeste” em
http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-1167-,00.html
3. Biografia: em
http://www.recife.pe.gov.br/2008/11/19/educacao_para_o_teatro_apresenta_ultima_peca_do_ano_164721.php
4. Charge: em http://quilombomoderno.blogspot.com/2010/02/industria-da-seca.html
- Leitura silenciosa.
- Destaque dos pontos principais de cada texto e sua relação com a obra estudada.
AULA 3
- Leitura dramática da CENA 1 da obra “As velhas”, de Lourdes Ramalho (Editora Bagagem).
AULA 4
- Levantamento das principais características da obra “As velhas”.
AULAS 5 e 6
- Avaliação: questões de vestibulares da UFCG 2009 sobre “As velhas” e questões fechadas e abertas elaboradas pelas professoras.

0 comentários:

Postar um comentário