sábado, 13 de novembro de 2010

O que é hipertexto?


Atividade 2.1 - Navegar livremente em Hipertexto
Atividade 2.2 - Navegar em Hipertexto sobre Hipertexto
Atividade 2.3 - Fazer reflexão sobre o que é Hipertexto
O que é hipertexto?
O termo hipertexto surge, nos anos 60, com Theodor Holm Nelson, um dos coordenadores do projeto Xanadu, primeiro sistema hipertextual colocado em prática na Brown University. Para Nelson, o hipertexto possui uma unidade de idéias e dados interconectados.
Muitos autores não ignoram a existência do hipertexto antes mesmo da invenção do computador. No entanto para o Lévy (1996), o suporte digital dá ao hipertexto um aspecto diferenciado. Este suporte permite uma hibridização de sons, imagens e textos, que o ambiente tradicional não permitiria, além de admitir a passagem de um link a outro com grande rapidez.
O hipertexto encoraja os leitores a moverem-se de um bloco de texto a outro, rapidamente e não sequencialmente. Considerando que o hipertexto oferece uma multiplicidade de caminhos a seguir, o leitor passa a ter um papel mais ativo.
Para Marcuschi (2006), com a ascensão do hipertexto, estamos chegando à ausência de páginas com limites físicos, estamos chegando ao final da linearidade textual.

0 comentários:

Postar um comentário