sábado, 13 de novembro de 2010

Registro digital da experiência


Atividade 2. 7 - O registro digital da experiência
A ida a sala de multimídia da escola para assistir uma entrevista com Lourdes Ramalho foi muito bem recebida pelos alunos. A dificuldade inicial foi a espera na instalação do data show – a entrevista de 7 minutos levou mais de uma aula para ser exibida. Por que exibir no data show e não no youtube como estava previsto no planejamento? Porque em visita anterior a sala de multimídia constatei não haver o programa instalado para a exibição do vídeo. A solução foi levar o vídeo no pen drive e usar o data show.
A conversa com os alunos a respeito do que viram na entrevista mostrou um bom senso crítico acerca de algumas declarações feitas pela autora.
Após a leitura dos textos copiados, alguns esclarecimentos foram feitos sobre a “frente de trabalho” - da qual só alguns alunos tinham ouvido falar vagamente e a qual era chamada em nossa cidade de “cachorra magra”. A “frente de trabalho” serve de pano de fundo para desenrolar do enredo. Foi feita uma relação entre informações veiculadas pelos textos e “As velhas”, destacando-se as principais características da obra.
A leitura da CENA 1 foi realizada em uma turma e não nas demais (ao todo são cinco). A turma ficou atenta, a leitura foi bem divertida. Após a leitura foram identificadas características da obra presente na cena lida.
Na avaliação (questões de vestibulares da UFCG 2009 sobre “As velhas” e questões fechadas e abertas elaboradas pelas professoras) verificou-se que, embora muitos alunos tenham adquirido a obra, a leitura extra-classe foi feita por poucos, ficou restrita a sala de aula.

0 comentários:

Postar um comentário