Atividade 1.2.
Registrando a própria reflexão
A partir das questões colocadas nos pontos de reflexão e levantadas nos momentos de aprendizagem, registre alguns aspectos relacionados à sua preocupação e/ou expectativa no que diz respeito ao uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem.
Registrando a própria reflexão
A partir das questões colocadas nos pontos de reflexão e levantadas nos momentos de aprendizagem, registre alguns aspectos relacionados à sua preocupação e/ou expectativa no que diz respeito ao uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem.
"O professor afeta a eternidade, Ele não pode dizer onde sua influência acaba."
Henry Brooks Adam
Cabe ao professor o papel de orientar o aluno na busca do conhecimento, tornando crítico e autônomo. O modo como ele interage com a sua turma na sala de aula vai comunicar aos seus alunos muito mais do que o conteúdo de sua disciplina e acaba deixando marcas para o resto de suas vidas. “O professor autoritário, o professor licencioso, o professor competente, sério, o professor incompetente, irresponsável, o professor amoroso da vida e das gentes, o professor mal-amado, sempre com raiva do mundo e das pessoas, frio, burocrático, racionalista, nenhum desses passam pelos alunos sem deixar sua marca” (FREIRE, 2002, p. 73).
É ingenuidade acha que a ação do professor não acaba modificando o seu aluno. Embora, os alunos possam fica, inicialmente, felizes com aulas vagas, professores incompetentes e que aprovam todos os alunos, no futuro quando eles tiverem dificuldades em assimila novos conteúdos e percebem as suas deficiências em determinadas matérias, isso se tornará um problema. Inspirados nos tipos de líderes apresentados no livro de Pierrre Weil (1971), criou-se na didática uma divisão entre três tipos de professores e a aprendizagem que ocorre na relação dele com os alunos.
a) Autoritário: O professor que acredita que seus alunos são meras tabulas rasas esperando ser preenchidas, ele não se importa com o que seus alunos pensam, não existe uma troca nessa relação. Esse tipo de atitude acaba provocando uma passividade completa nos alunos, eles não são capazes de fazer ou aprender nada do que é proposto.
b) Laissez-faire: Em francês quer dizer deixar fazer, não programa nem organiza as atividades, não dá nenhuma instrução e cada aluno faz o que quer e como bem entende. Na sua aula existe uma grande desordem entre seus alunos e muitas vezes é desrespeitado por não se impor como profissional. A aprendizagem gerada por ele vai depende totalmente do aluno, e pode ou não ocorre.
c) Democrático: Procura leva em conta seus alunos, agora apresentados como colaboradores, tenta sempre ter a participação do aluno visando seu aprendizado. Sua atitude gera um aluno mais autônomo e crítico, capaz de pensa por si mesmo.
É inevitável pensa o processo ensino-aprendizado sem a atitude do profissional, embora o meio afete positiva ou negativamente esse processo, ainda é o professor aquele que orientará o aluno para torna-se um participante crítico da sociedade.
É ingenuidade acha que a ação do professor não acaba modificando o seu aluno. Embora, os alunos possam fica, inicialmente, felizes com aulas vagas, professores incompetentes e que aprovam todos os alunos, no futuro quando eles tiverem dificuldades em assimila novos conteúdos e percebem as suas deficiências em determinadas matérias, isso se tornará um problema. Inspirados nos tipos de líderes apresentados no livro de Pierrre Weil (1971), criou-se na didática uma divisão entre três tipos de professores e a aprendizagem que ocorre na relação dele com os alunos.
a) Autoritário: O professor que acredita que seus alunos são meras tabulas rasas esperando ser preenchidas, ele não se importa com o que seus alunos pensam, não existe uma troca nessa relação. Esse tipo de atitude acaba provocando uma passividade completa nos alunos, eles não são capazes de fazer ou aprender nada do que é proposto.
b) Laissez-faire: Em francês quer dizer deixar fazer, não programa nem organiza as atividades, não dá nenhuma instrução e cada aluno faz o que quer e como bem entende. Na sua aula existe uma grande desordem entre seus alunos e muitas vezes é desrespeitado por não se impor como profissional. A aprendizagem gerada por ele vai depende totalmente do aluno, e pode ou não ocorre.
c) Democrático: Procura leva em conta seus alunos, agora apresentados como colaboradores, tenta sempre ter a participação do aluno visando seu aprendizado. Sua atitude gera um aluno mais autônomo e crítico, capaz de pensa por si mesmo.
É inevitável pensa o processo ensino-aprendizado sem a atitude do profissional, embora o meio afete positiva ou negativamente esse processo, ainda é o professor aquele que orientará o aluno para torna-se um participante crítico da sociedade.
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