Atividade 1.1.
Quem sou como professor e aprendiz?
Quem sou como professor e aprendiz?
Professor-aprendiz
Lembro-me que certa vez discutindo o papel do professor na sociedade, Sandra, uma inesquecível professora da minha graduação, nos falou que o professor é como um médico, a diferença entre estas duas profissões é que os erros médicos matam no mesmo instante, e os do professor matam aos poucos.
Essa se tornou uma memória constante na minha mente, como sabemos cabe ao professor ajuda a construí cidadãos ativos e conscientes, tal fato é um angustiante e ao mesmo tempo motivado. Em uma sociedade em mudança, eu, como educador, tento sempre observa o que está ao meu redor, e apesar de pouco tempo de ensino, devo confessa que já tenho a tão falada síndrome do professor, tudo que eu vejo de novidades e assuntos interessantes, sempre busco transformá-los em objeto de ensino, sempre visando desperta a curiosidade do aluno e motivá-lo a ser torna ele mesmo um pesquisador.
É sempre gratificante quando ao apresenta determinado assunto ao aluno, ele nos traz informações ainda mais interessante e que realmente são relevantes, essa troca de conhecimentos entre professor-aluno nos ajuda a melhora a cada dia nossa prática a partir de observações e sugestões do próprio aluno. Além disso, as instruções que surgem fora da sala de aula com nossos colegas de trabalho, alguns dos quais sou imensamente grata, são fantásticas, e nos guia para uma prática pedagógica realmente inovadora.
Portanto, embora a busca incansável em melhora a forma como ensinamos seja angustiante, ela também é extremamente prazerosa, e a cada dia mais penso que no movimento de ensinar e aprender estou me tornando ainda mais um professor-aprendiz.
0 comentários:
Postar um comentário