domingo, 14 de novembro de 2010

Algumas sugestões

Atividade 3.3 - Produtos e objetos do Portal do professor
Práticas Pedagógicas e Mídias Digitais
3.3.1. No meio do caminho
Estrutura curricular: Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa
Objetivo: Despertar o interesse do aluno em relação à poesia de Drummond, assim como despertar o interesse pelos diversos acontecimentos da década de 80.
Tipo de recurso: vídeo
Descrição: O vídeo apresenta uma contextualização da época em que foi escrita a poesia "No meio do Caminho" apresentando os fatos mais marcantes ocorridos nos anos 80, tendo Carlos Drummond de Andrade como personagem atuante dessa época.
Comentário: Este vídeo é importante para que os alunos tenham noção dos principais fatos e mudanças que ocorriam nas décadas de 20 e 30, época que “No meio do caminho” foi escrito por Drummond, cabe ao professor aproveita a deixa do vídeo para discutir o que os fatos influenciaram na poesia inicial drummondiana.
3.3.2. Especial Jorge Amado
Estrutura curricular: Ensino Médio | Literatura
Objetivo: Resgatar o acervo literário e a contribuição do escritor Jorge Amado na cultura Brasileira. Apresentar a formação técnica como fator diferencial no mercado de trabalho
Tipo de recurso: áudio
Descrição: Apresenta o escritor Jorge Amado e suas obras mais relevantes, além de apresentar as trilhas sonoras de alguns filmes, novelas e histórias infantis que fizeram parte de suas histórias.
Comentário: Este áudio é muito interessante e dinâmico, apresentando um resumo de alguns dos livros de Jorge Amado a partir da experiência de alguns leitores.

0 comentários:

Postar um comentário