terça-feira, 5 de junho de 2018

Profissão: Administrador


Por Ana Gabriely, Alessandro, Luan, Matheus e Micaeli e Rute
Marcílio Alves, 40, há 20 anos na profissão, é formado em Administração e Bacharel em Economia, explicou que sua família queria que ele seguisse a área de engenharia e, inicialmente, fez o vestibular e passou para Engenharia Civil, no entanto, depois acabou seguindo seu sonho. Após  conseguir uma parceria com uma empresa de cursos do nordeste, montou uma empresa que se chama Net World, onde vende cursos profissionalizantes, e é  professor de Técnicas Administrativas nela.
Alguns alunos e Marcílio (no canto direito)
Marcílio conversou com a turma do 3° D da Francisca Martiniano da Rocha sobre a profissão que mais cresce no Brasil, também uma das mais procurada pelo SISU. O administrador explicou que as micro e médias empresas são as grandes oportunidades para os recém-formados na área, que, com o passar do tempo, vai se ganhando experiência e até chega a administrar uma empresa de grande porte.
A faixa salarial de um administrador depende de sua experiência, o administrador júnior é em torno de um salário mínimo e para os mais experientes a partir de dois salários. 
Segundo Marcílio, quem pretende atua na área de administração tem que esta ciente de que não e só cuidar da parte financeira, mas manter um perfil de liderança, pois uma empresa não é só formada por administradores, mas de pessoas que fazem o trabalho acontecer.
Além do gosto pela inovação e a criatividade, a possibilidade de exercitar a liderança influencia muito na decisão. É preciso gerenciar, organizar e planejar para ser bem sucedido na carreira e, mais que isso, é  ter empatia e saber se colocar no lugar do cliente.
Administrador é uma profissão que exige muita responsabilidade. Segundo dados do IBGE, citado por Marcílio, 6 de cada 10 empresas fecham todo ano no Brasil e, no ano de 2015, 708,6 mil empresas novas entraram no mercado, enquanto 713,6 mil foram fechadas. Portanto, o mau planejamento de uma empresa pode levar ao fechamento,
Como o mercado de administração vai estar no futuro? Para Marcílio, vai ser um desafio aos futuros administradores, pois não bastará apenas o conhecimento em administração, será necessário fazer um pós-graduação em uma área especifica. Esperemos que os futuros administradores possam trazer a diferença e a constante inovação para o mercado de trabalho.

0 comentários:

Postar um comentário