segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Projeto: Resgate da identidade do lagoasequense

A criação do projeto “Documentário e identidade: um resgate da história de Lagoa Seca” tem como objetivo a criação de documentários pelos alunos do 2° ano do Ensino Médio durante o 3° bimestre da disciplina de Língua Portuguesa, mas especificamente o componente curricular de Leitura e Produção Textual, com temáticas que visem resgatar a história de Lagoa Seca e a identidade de seus moradores.
            Considerando nosso objetivo, buscaremos inicialmente a pesquisa e a construção de material para servir como matéria prima do documentário, primeiro pesquisando material bibliográfico que servirá de norteador para as entrevistas e, em seguida, planejando e gravando as entrevistas com moradores de Lagoa Seca. Por fim, vamos juntar e editar essas entrevistas buscando construir um documentário que possua uma organização lógica na apresentação de sua temática.         
            Tendo como objetivo dessa pesquisa a construção de documentários e o resgate da identidade do lagoasequense, pesquisaremos e refletiremos como a cidade de Lagoa Seca vem se transformando ao longo dos quase cinquenta anos de sua existência.
            Tal reflexão levará em conta que, segundo Hall (2005), o sujeito vai ser construído através das relações estabelecidas por ele em sociedade, em uma constante troca do sujeito e do meio. Assim, as mudanças socio-históricas se refletirão no processo de construção da identidade do lagoasequense.
Dessa forma, buscaremos retomar e reforçar o sentimento de pertencimento do nosso alunado a cidade onde muitos nasceram e residem, que aparentemente vem sendo perdido com os processos de homogeneizações de identidade advindos da diferentes mídias, especialmente a internet e a televisão.



0 comentários:

Postar um comentário